sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O PLANEJAMENTO DO ALVINEGRO PRAIANO

Após um ano de futebol fantástico, com toques rápidos e dribles desconcertantes de Neymar, Ganso e companhia limitada, a diretoria santista não está medindo esforço para reforçar a equipe, que tem como meta vencer a Libertadores do próximo ano. A época é de contratações. Quem voltou foi Elano (dispensa comentários). Além de ser um volante eficiente, pode ser o curinga de Adilson Batista. Quebra um galho jogando na lateral, como primeiro volante ou até armando o time. Uma baita contratação!

Outro reforço que me chamou bastante a atenção foi o lateral Jonathan (ex-Cruzeiro). Pretendido pelo Real Madrid, em 2008, agora é jogador do Santos (sem ironias). É um ótimo jogador! Porém, sinceramente estou com uma pulga atrás da orelha. O jogador era titular absoluto e peça indispensável no Cruzeiro. Foi sondando por diversos clubes europeus e Zezé Perrella, presidente do clube, bancou o jogador. Agora, foi vendido ao Santos. Pra mim, não colou. Seria a pubalgia o motivo da venda? Como todos sabem que esse tipo de lesão é bem complicado, visto os exemplos recentes: Kaká e Valdivia. Estranho, muito estranho.

Sobre Charles, prefiro não comentar. Não vi muitas partidas do jovem no Cruzeiro. Aos santistas, torçam para que Charles não tenha a passagem que Thiago Heleno teve no Corinthians. Com aval de Adilson Batista, foi crucificado pela torcida corintiana. Um bom zagueiro, mas que não teve muitas chances.

E, por último, o goleiro Aranha. Foi muito bem na Ponte Preta, em 2008. No entanto, seu futebol ficou lá em Campinas. Foi para o Galo este ano, mas não rendeu nada. Acho um bom jogador. Irá fazer uma disputa sadia com o jovem goleiro Rafael. Se tiver em boa forma, pode ajudar o Santos.

Planejamento não ganha jogo, mas o Santos saiu na frente em relação aos rivais paulistas. Enquanto Corinthians, Palmeiras e São Paulo “comemoram” a “bela” temporada que fizeram em 2010, o Santos, equipe que ganhou “apenas” o Paulistão e a Copa do Brasil, segue se preparando para 2011.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

BOA ESCOLHA?

Melhor time da temporada 2009/2010, a Inter de Milão está em crise. Mesmo com o título do Mundial de Clubes da FIFA, conquistado em dezembro, o técnico do clube, Rafa Benítez, criticou a falta de opções no elenco e foi repreendido pelo dono da Inter, Massimo Moratti. As duras palavras do treinador renderam a sua demissão.

Para o lugar do espanhol, um brasileiro. Leonardo, que havia sido técnico do Milan na última temporada, foi contratado. Sinceramente não achei uma boa escolha. No time de Thiago Silva, Ronaldinho e Pato, Leonardo colecionou uma temporada irregular, perdeu vários jogos considerados fáceis e, a meu ver, não deu um padrão de jogo a equipe.

Não digo que Leonardo não tenha capacidade para dirigir um grande time. Longe disso. A pergunta que fica é se ele está preparado para suportar uma grande pressão, visto que acabou de iniciar a carreira de treinador? Ainda mais depois de pular o muro do San Siro. De ídolo no Milan, irá ser apenas um simples técnico no Giuseppe Meazza. Se falhar, creio que as portas da Itália estarão fechadas ao treinador. O primeiro erro, as críticas virão pesadas e fortes. Como todos sabem, a imprensa italiana é bem parecida com a brasileira. Espero que eu esteja errado. Cuide-se Leonardo.