sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

AULA DE ARBITRAGEM NA NFL

O futebol americano é novo para mim. Após quase três anos resistindo a este esporte, finalmente resolvi conhecê-lo. Mesmo com várias regras, acho que consegui entender um pouco. Hoje, pela primeira vez, comento um jogo da NFL. Aos especialistas, peço desculpas caso alguma informação esteja errada. Na madrugada de hoje o San Diego Chargers enfrentou em casa o San Francisco 49ers. Duas equipes que precisavam da vitória para continuar sonhando com uma vaga nos playoffs. O jogo foi fácil para o Chargers, que fez 34 a 7. 

Sobre o jogo, fiquei impressionado com duas coisas: A primeira, como a utilização da tecnologia pode ajudar a arbitragem ao validar ou não uma jogada, ou então um ponto. Penso em como este recurso seria benéfico ao futebol. O que clubes e torcedores sofrem quando veem o juiz não marcar um gol em que a bola entrou (passou da linha), pois não conseguiu ver, no futebol americano isso não acontece. Pelo contrário, a arbitragem é limpa e dificilmente comete equívocos.


Durante o jogo, logo no final do primeiro quarto, o quarter-back do San Francisco, A. Smith, em sua quarta descida para tentar o touchdown (TD), foi para cima da defesa adversária e se jogou no objeto laranja que delimita a área do TD. O que parecia mais uma jogada válida e seis pontos na bagagem, os árbitros reviram o lance e anularam o TD. Tudo porque o jogador, com o seu joelho (encostado no chão), estava fora de campo. Imagino que se fosse utilizado este recurso no futebol quantos erros não poderiam ser evitados? Não é preciso ir longe. Quem não se lembra do gol de Frank Lampard, da Inglaterra, na Copa do Mundo contra a Alemanha, em que chutou de fora da área? A bola entrou, porém o árbitro não viu e não anotou o tento. Se tivéssemos a tecnologia, o gol poderia ser validado e consequentemente a partida poderia ser outra. O mesmo digo para vários outros lances. Os torcedores que pagam ingressos abusivos, dirigentes que investem em caras contratações e os próprios jogadores que treinam durante um ano inteiro não podem ser prejudicados por um erro crasso. Fica aí uma reflexão.

Outro ponto foi à questão da disciplina. Já vi diversas vezes jogadores de futebol “peitando”, “dando cartão amarelo” e xingando juízes. E o que os árbitros fazem? Nada! Mas, no futebol americano e, principalmente na NFL, isso não acontece. A arbitragem pune independentemente de cor de camisa ou pressão de torcida. Hoje, após uma jogada, dois jogadores do Chargers e 49ers se estranharam. Um juiz tentou apartar a confusão e levou um empurrão de Smith, camisa 97 do San Francisco. O juiz não gostou e puxou o pano amarelo, dando falta (flag) contra o time visitante. A comissão de arbitragem se reuniu e pasmem, expulsou o jogador. Para mim, que nunca tinha visto aquilo, fiquei espantado. Agora, para o narrador do Bandsports, Ivan Zimmerman, não! Na NFL, qualquer atitude contrária ao árbitro é digna de punição, desde perda de jargas à expulsão. Pense se a moda pega no futebol? Teríamos várias expulsões em um único jogo. A sorte é que jogadores como Edmundo, Neto, Marcelinho Carioca, Viola, Rincón e Júnior Baiano já pararam. Senão, o cartão vermelho iria rolar solto.

Aos que se interessam pela NFL, abaixo segue um vídeo com o resumo do jogo:
http://www.nfl.com/gamecenter/2010121600/2010/REG15/49ers@chargers/watch?module=HP_cp2

4 comentários:

  1. EU GOSTO DE FUTEBOL AMERICANO! É PRECISO MUITA DEDICAÇÃO E TRUCLÊNCIA PRA SER UM DESPORTIVO DESSE JOGO!

    Abrs

    ResponderExcluir
  2. Chargers não fez mais que a obrigação!! Rivers tava devendo nessa temporada!!!! LaDainian Tomlison faz uma falta tremenda nesse time! o cara é foda!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog mu velho amigo !! Continue assim e terá muito sucesso !!

    Abraços.

    E continue postando sobre a NFL, é um campeonato sencacional.

    ResponderExcluir
  4. NFL vale a pena cara, pena que esse jogo foi um dos menos emocionantes da temporada. Dava até pena dos 49ers...
    Quanto a arbitragem, principalmente para quem gosta de futebol, é impressionante a conduta quanto a penalidades. Tudo muito coerente e necessario; sonhemos com isso no futebol...

    Abração

    ResponderExcluir