Depois da novela Ronaldinho Gaúcho, que durou mais de dois meses, agora o futebol brasileiro nos proporciona o ‘’Direitos de transmissão 2012’’. Muito me encantaria se essa briga fosse meramente pelo bem do futebol nacional. Mas não, seguindo o que acontece em Brasília, os dirigentes dos clubes brasileiros fazem conchaves políticos para ganharem algo em troca ($$$ e apoio), sejam com a CBF, emissoras de TV ou governo.
O que acontece com a briga de alguns clubes brasileiros com o Clube dos 13 é pura politicagem. Alguns não querem ficar de ‘’mal’’ com a toda poderosa Globo. Quem não garante que a saída repentina do Corinthians não tem algo com a emissora e a construção de seu estádio? Mais do que nunca, Andrés Sanchez, o cachorrinho de Ricardo Teixeira, segue as ordens de seu pupilo. Tem fama de durão, mas suas decisões são bem estranhas. O estádio corintiano, que até agora não saiu do papel, por falta de verba devido as exigências da CBF e da Fifa, além de outros entraves, pode mesmo ficar nos sonhos dos torcedores, caso o presidente do clube alvinegro feche com qualquer outra emissora que não seja a Globo. Além disso, ficar contra Ricardo Teixeira seria algo crucial para os milhões que ainda faltam para construção do Fielzão. Com a saída do C13, Sanchez recebeu a notícia da Fifa confirmando o estádio corintiano para a Copa. Novidade, hein?! Muito estranho, não acham?
Já no Rio de Janeiro, onde a TV carioca tem grande poder, os quatro grandes estão bem decididos: não deixar a Globo sair do futebol. Tem presidente comparecendo a evento com mochila da emissora e dirigente que se encontra com executivo do canal articulando os direitos de transmissão. Em um dia anunciam a saída do Clube dos 13, enquanto dias depois apenas noticiam seu afastamento. Poxa, vamos ter coerência! Todos sabem que o edital proposto pelo Clube dos 13 contém vários erros. Agora, me pergunto. Por que os clubes não se reúnem, acertam as cláusulas contratais e fecham logo isso?
Palmeiras e Santos, por se sentirem desprestigiados e pela falta de carinho, anunciaram mais uma debandada do grupo. Quem também fugiu do C13 foi o Grêmio, que está de olho na saída do estádio do rival Inter da sede da Copa do Mundo. Sem ter como garantir financeiramente a reforma do Beira-Rio, e ainda já fechado com o C13, juntamente com São Paulo e Atlético-MG, o Internacional pode dar de bandeja a sede do RS para o rival. Enquanto isso, os gremistas tomam uma decisão no mínimo curiosa, com o intuito de ter seu estádio na Copa. Com uma proposta para a construção de sua Arena e alinhando todas suas decisões em conjunto com a CBF, o Grêmio pode ganhar de presente da ‘’toda poderosa’’ os jogos do Mundial.
Quem perde com tudo isso são os próprios clubes. Em vez de se juntarem para conseguir um recorde de dinheiro das Tvs e melhorarem suas imagens perante o público nacional, ficam neste briga boba. Que o futebol não é sério, muitos já desconfiavam. Agora, todos têm a resposta. Não pense que em 2012 haverá dois campeonatos brasileiros. Tudo mentira. O final todo mundo já sabe. Nada que um ‘’pito’’ do governo federal e da CBF para que os clubes se acalmem e se rendam a eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário